Uma investigação fotográfica sobre feiras especializadas em economia criativa e consumo consciente em São Paulo.

DIVERSÃo
Além de promover um comércio que, segundo a premissa, é mais justo e responsável, as feiras de economia criativa e consumo consciente se apresentam como possibilidade de lazer, oferecendo desde espaços agradáveis de confraternização até programações mais específicas de divertimento.
Às vezes, tais possibilidades estão mais relacionadas ao local onde acontecem as feiras. Jardim Secreto e Fair&Sale, por exemplo, se encaixam nesse caso e ocorrem frequentemente em praças com aparelhos de lazer voltados às crianças e aos animais. Há feiras que , vez ou outra, acontecem em centros culturais e museus que, por si só, oferecem outras possibilidades, caso dos mercados no Museu da Casa Brasileira e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
As oportunidades de lazer, no entanto, não se resumem à localização dos bazares e acontece com quase todas as feiras de tais atividades se apresentarem como proposições do próprio evento: shows de música, oficinas – por vezes de produtos semelhantes aos vendidos nas próprias feiras, como kombucha, aquarela, incensos e geleias –, workshops, palestras e bate-papos, além de iniciativas parceiras como minifeiras de adoção de animais. Conheça algumas dessas possibilidades e entre no clima das feirinhas.
O ESPAÇO COMO LAZER
Para os adultos, além de uma experiência de compras diferenciada, as feiras funcionam como uma oportunidade de descontração. Nos mercados, é possível encontrar amigos, bater um papo, comer algum petisco alternativo e apreciar bons drinks. Para as crianças, o passeio tem mais graça quando envolve diversão: basta conter um playground, brinquedos, atividades especiais ou apenas um bom espaço para correr e gastar e gastar energia.
O espaço das próprias feiras, por vezes, serve como um convite e garante bons momentos para toda a família.
MÚSICA
Conheça alguns dos artistas que se apresentaram nas feiras, bazares e mercados ao longo de 2018.
oficinas
As oficinas e workshops funcionam como modos de aproximar o visitante da realidade do produtor. É por isso que estão frequentemente presentes na programação das feiras. Da esquerda para a direita, em sentido horário: oficina The Flower Lab, oficina Arte em Pallets com o projeto PalletsLab; oficina de produção de bonecas Abayomis com o empreendimento de economia solidária Ilê Abayomi; e oficina de crochê com a dupla Dois Barbudos.
kombi dos sonhos
Iniciativa do projeto Respire Cultura, que disponibiliza brinquedos à moda antiga e realiza oficinas e atividades com as crianças. Na galeria, a Kombi dos Sonhos no Mercado Manual, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.